Últimas Pesquisas

Portinari e as crianças: ludicidade e narrativas no ensino de artes

A releitura de obras de arte potencializa nas crianças o desenvolvimento da linguagem, a criação de narrativas e a formação de identidades histórico-sociais. O objetivo deste projeto é contribuir para que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental possam ter uma atividade lúdica completa, interdisciplinar, que envolva releituras, a contação de histórias e, como cerne, conheçam o pintor e artista plástico brasileiro Cândido Portinari. Há discussões sobre o papel da arte como um objeto de conhecimento, onde os alunos dialogam com os artistas; e também sobre a história da educação no Brasil, no que se refere à Escola Renovada e à Contemporânea. Evidencia-se que, frente ao isolamento social, as propostas foram elaboradas para serem aplicadas em espaços não formais, por isso, são conceituadas as tecnologias digitais da informação e da comunicação e também há orientações para que as intervenções sejam feitas à distância, fora do ambiente escolar. O projeto traz instruções para a realização da atividade chamada “Era uma vez um Candinho”, oferecendo uma aprendizagem recreativa e significativa. São sugeridos vídeos, textos, obras de arte e métodos para se estimular a contação de histórias; é um compilado que busca proporcionar uma boa interação entre pais e filhos. Foram realizadas cinco atividades, e os resultados mostraram eficiência dos colaboradores e uma efetiva participação discente.

+ PESQUISA COMPLETA (em Língua Portuguesa)